A primeira coisa a saber é que o primeiro banho deve ocorrer até os 90 dias de idade para que haja socialização
A higiene dos filhotes é fundamental para evitar problemas de saúde, mas é preciso ter cuidado para não causar alergias ou outros problemas durante o banho.
É comum ter dúvidas sobre a idade ideal para o primeiro banho, se deve ser em casa ou no petshop, a frequência correta e se há diferença para cães e gatos.
A primeira coisa a saber é que o primeiro banho deve ocorrer até os 90 dias de idade para que haja socialização.
O banho pode ser feito em casa ou em um petshop que tenha uma banheira esterilizada. É importante apresentar o animal calmamente às novidades do banho e secagem, e para gatos mais assustados, a secagem nas máquinas de secar nos petshops é uma ótima opção.
Para o condicionamento, é possível fornecer um petisco durante as etapas mais trabalhosas, como a secagem, para que o animal associe o momento do banho a estímulo positivo.
É importante quebrar mitos ligados aos gatos, como a ideia de que eles não precisam tomar banho.
Apesar de serem animais extremamente limpos, sua língua não é suficiente para manter sua higiene.
Além disso, o gato pode ingerir toda a sujeira, poeira e poluição acumulada na pelagem, o que pode desencadear alterações de saúde, como os vômitos por tricobenzoares.
A busca por um petshop é sempre mais indicada, já que os profissionais capacitados saberão quais os cuidados essenciais com o animal, além de como agir em caso de urgências.
É possível providenciar os banhos em casa, mas é recomendável retornar ao petshop pelo menos uma vez por mês para um banho mais profissional.
A escovação diária é indispensável, principalmente para animais com pelo longo, para evitar nós durante o banho.
Hidratações mensais também são fundamentais para manter a pele saudável e prevenir problemas de saúde.
Fonte: Amor com 4 Patas
Data: 18/04/2023 - 09:49