Cuidados essenciais com o animal de estimação recém-chegado
Ao receber um animal de estimação em casa, a felicidade da família é imensa e esse momento é de pura alegria. No entanto, é fundamental prestar atenção e cuidar da saúde e higiene dos pets, assim como fazemos com qualquer outro membro da família.
Confira alguns cuidados importantes para garantir o bem-estar do seu animal de estimação recém-chegado:
1. Delimitar espaços para o animal de estimação
Para ensinar ao pet sobre os lugares permitidos e não permitidos, é importante limitar os espaços. É recomendável usar um jornal ou outro item com o xixi do animal para que ele identifique o local adequado para fazer as necessidades. Após as refeições e ao acordar, leve o animal para o "cantinho do xixi" e estimule-o positivamente após a tarefa. O mesmo deve ser feito com o local de dormir, beber água e comer.
2. Introduzir o pet na família
Para apresentar o pet aos novos integrantes da família, é necessário ter paciência e carinho, especialmente se o animal for adotado e já for crescido. É importante deixá-lo à vontade para que possa desenvolver laços afetivos e evitar comportamentos agressivos. Dedique pelo menos uma hora por dia para brincar e cuidar do animal. Dê brinquedos ou objetos que ele possa reconhecer como seus.
3. Escolher a ração corretamente
A escolha da ração é um fator importante para a saúde do animal, pois a raça, o porte, a idade e outros fatores influenciam diretamente no benefício do alimento. Cada fase da vida do pet requer um tipo diferente de ração, facilmente identificado na embalagem do produto. É necessário escolher a ração de acordo com as necessidades específicas do pet, como excesso ou falta de peso e alergias. As raças também possuem necessidades nutricionais diferentes, e é possível encontrar rações direcionadas para cada uma delas. Em caso de dúvida, consulte um veterinário.
4. Não esquecer das vacinas
As vacinas são essenciais para a saúde do animal de estimação. Algumas são obrigatórias na fase inicial da vida, como as vacinas anti-rábica e múltipla para cães. É importante lembrar que as vacinas opcionais também são importantes para a saúde do pet, por isso, consulte um veterinário para obter informações sobre quais vacinas são recomendadas.
Ao seguir esses cuidados básicos, você pode garantir a saúde e a felicidade do seu animal de estimação recém-chegado, garantindo uma vida saudável e alegre para toda a família.
Fonte: Amor com 4 Patas
Data: 19/04/2023 - 11:54