Existe risco em administrar remédios sem recomendação veterinária
Muitos medicamentos que são seguros para os seres humanos podem ser tóxicos ou ineficazes para os animais
Sim, há riscos em administrar remédios sem recomendação veterinária, pois os animais possuem diferenças fisiológicas em relação aos seres humanos, e muitos medicamentos que são seguros para os seres humanos podem ser tóxicos ou ineficazes para os animais.
Além disso, alguns medicamentos têm diferentes dosagens para animais diferentes, e a administração de uma dose incorreta pode ter efeitos colaterais graves.
Por exemplo, alguns medicamentos para humanos, como aspirina e ibuprofeno, podem ser tóxicos para cães e gatos, causando danos no fígado, nos rins e no sistema gastrointestinal.
O mesmo vale para outros medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos e analgésicos, que podem ser perigosos se administrados sem orientação veterinária.
Por isso, é importante que qualquer medicamento seja prescrito por um veterinário, que avaliará o estado de saúde do animal e determinará a dosagem correta e o tempo de administração.
A automedicação em animais pode levar a graves consequências para a saúde e bem-estar do animal, incluindo reações alérgicas, intoxicação, efeitos colaterais e até mesmo morte.
Fonte: Amor com 4 Patas
Data: 21/02/2023 - 10:34