Os animais que podem doar sangue incluem cães e gatos saudáveis, com mais de 20 kg de peso para cães e 4 kg para gatos
Os animais que podem doar sangue incluem cães e gatos saudáveis, com mais de 20 kg de peso para cães e 4 kg para gatos, e que atendam aos requisitos de triagem. O sangue doado é separado em componentes, como glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas. Cada um desses componentes pode ser usado para tratar uma variedade de condições médicas em animais.
Antes de doar sangue, o animal passará por um processo de triagem, que inclui uma revisão do histórico médico e um exame físico. Os animais devem ser saudáveis, ter entre 1 e 8 anos de idade, estar atualizados em suas vacinas e não ter tomado medicamentos nos últimos 30 dias. Eles também serão testados para doenças transmissíveis pelo sangue, como doença de Lyme, erliquiose, dirofilariose e leishmaniose.
A doação de sangue é um procedimento seguro para animais de estimação saudáveis. Eles são anestesiados antes do procedimento, o que ajuda a garantir seu conforto e segurança. O sangue é coletado através de uma agulha em uma veia, geralmente na região do pescoço ou da perna. A quantidade de sangue retirada depende do tamanho do animal, mas geralmente é de cerca de 10% do volume total de sangue do animal. O processo todo leva cerca de 30 minutos a uma hora.
Depois de doar sangue, o animal é monitorado por cerca de 15 a 30 minutos para garantir que esteja se recuperando bem da anestesia. O animal também receberá um lanche e líquidos para ajudá-lo a se recuperar. Depois de doar, os animais são incentivados a descansar por algumas horas e evitar atividades físicas intensas por pelo menos um dia.
Uma única doação de sangue pode ajudar a salvar a vida de até quatro animais. O sangue doado é processado em componentes, que podem ser armazenados e usados quando necessário. Os glóbulos vermelhos são usados para tratar anemia, o plasma é usado para tratar coagulação do sangue e as plaquetas são usadas para ajudar a controlar sangramentos.
A doação de sangue é um ato de caridade que ajuda a salvar vidas de animais em necessidade. No entanto, é importante lembrar que a doação de sangue não é adequada para todos os animais. Animais muito jovens, muito velhos, grávidas ou com certas condições médicas podem não ser elegíveis para doar sangue.
Fonte: Amor com 4 Patas
Data: 01/03/2023 - 13:30