Uma das principais dúvidas dos donos de pets é se os animais podem contrair ou transmitir o Covid-19 dos humanos
Com a chegada do Coronavírus ao Brasil, muitas preocupações e dúvidas surgiram, especialmente entre os donos de animais de estimação. Infelizmente, muitos proprietários têm abandonado seus pets nas ruas com medo de contrair ou transmitir o vírus. No entanto, é importante alertar que essa atitude não é correta e que os tutores devem se informar antes de tomar qualquer decisão.
Uma das principais dúvidas dos donos de pets é se os animais podem contrair ou transmitir o Covid-19 dos humanos. A resposta é não. Embora exista um Coronavírus específico para cães e gatos, ele não tem relação com o Covid-19. Portanto, não há perigo de transmissão do vírus entre humanos e animais de estimação.
No entanto, como se trata de uma nova doença, é importante ficar atento às pesquisas e aos noticiários para acompanhar a evolução do vírus. Embora nossos bichinhos não estejam em perigo, precisamos tomar cuidado com nós mesmos. Recomenda-se que os tutores lavem as mãos frequentemente e usem álcool em gel 70% depois.
Os Coronavírus canino e felino existem há muito tempo e são facilmente preveníveis com vacinas que já fazem parte do calendário de vacinação dos pets. As vacinas v18 e v10 imunizam os animais contra a Corona virose, bem como outras doenças, como cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, parainfluenza canina, leptospirose canina, entre outras enfermidades.
Se você for contaminado com o Covid-19, é necessário seguir as orientações do Ministério da Saúde, como evitar contato direto, tocar em objetos comuns da casa, usar máscaras e luvas, lavar constantemente as mãos com água e sabão e aplicar álcool em gel com frequência.
Por fim, é importante reiterar que os pets não transmitem o Coronavírus aos humanos. Portanto, não há motivo para preocupação.
Fonte: Amor com 4 Patas
Data: 27/03/2023 - 09:01