Dicas para seu Pet

Conheça os devidos cuidados a ter com gatinhos idosos

Os gatos são considerados idosos ou geriátricos a partir dos 12 anos de idade, mas alguns sinais de envelhecimento podem começar a aparecer antes disso


Conheça os devidos cuidados a ter com gatinhos idosos

É comum que nossos animais de estimação envelheçam mais rápido do que imaginamos, e à medida que envelhecem, eles precisam de mais cuidados. Gatos, em particular, podem se tornar mais propensos a doenças e têm uma recuperação mais lenta. Eles também podem perder a disposição para brincar e ter dificuldade para subir em locais.

Os gatos são considerados idosos ou geriátricos a partir dos 12 anos de idade, mas alguns sinais de envelhecimento podem começar a aparecer antes disso. Conforme seu gato envelhece, ele pode se tornar menos ativo e mais arisco e sensível a presença de estranhos e ao barulho. Eles também podem se estressar com mais facilidade.

Gatos idosos tendem a dormir mais durante o dia, e a redução de apetite é normal, já que eles costumam gastar menos energia. Eles também podem ter problemas de visão e audição, distúrbios orgânicos e incontinência, e podem miar mais frequentemente.

Por isso, é fundamental ficar atento ao seu gato sênior e levar o animal para visitar o veterinário pelo menos duas vezes por ano. Isso permite avaliar o estado geral, a saúde e a qualidade de vida do gato. Além disso, por meio de exames clínicos e exames complementares, é possível detectar precocemente doenças graves e aumentar as chances de cura ou retardo da evolução da patologia.

A alimentação deve ser adequada à fase da vida do animal, com atenção especial ao controle de peso. É importante estimular o gato a brincar e se movimentar, dedicando 15 minutos por dia sempre no mesmo horário. Lembre-se de que os felinos são animais rotineiros, e manter uma rotina ajuda a preservar a saúde mental, a alegria e o instinto de caça, necessidades básicas da espécie.

É recomendável colocar a caixa de areia e os potes de comida e água em locais acessíveis e distantes uns dos outros, oferecer uma cama macia com cobertas e panos para que o animal se enrole e fique mais confortável, e colocar os brinquedos em locais de fácil acesso. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do seu animal de estimação, tornando-a mais alegre e confortável.



Fonte: Amor com 4 Patas
Data: 29/03/2023 - 08:16

Compartilhar esse Conteúdo


Amor Com 4 Patas 2023 - Todos os direitos reservados.
QUEM SOMOS | ANUNCIAR | CONTATO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE


criação e hospedagem de site é na
Invent Web - Agência Digital