Cães machos intactos também devem ter seus testículos examinados e palpados regularmente pelo veterinário e pelos proprietários
Sabe-se que os homens muitas vezes não são muito atentos à sua própria saúde, raramente realizando exames preventivos regulares por conta própria. É por isso que, apesar de todos os recursos disponíveis na medicina atual, o câncer de próstata ainda é tão devastador e comum entre eles.
Felizmente, em cães, tanto os castrados quanto os não castrados, o câncer de próstata não é tão comum. No entanto, outros problemas de próstata podem acometer os cães machos com grande frequência. Por essa razão, é recomendado que cães machos não castrados com mais de 7 anos de idade sejam submetidos a exames anuais, como a ultrassonografia de abdômen e testículos, uma vez que tumores testiculares são muito comuns em caninos. Cães machos intactos também devem ter seus testículos examinados e palpados regularmente pelo veterinário e pelos proprietários. Se houver qualquer alteração, como aumento, atrofia (redução), amolecimento, endurecimento, calor ou qualquer outra alteração, o cuidador deve procurar um médico veterinário.
Alguns cães com alterações iniciais da próstata podem não apresentar nenhum sintoma. À medida que a doença progride, podem ocorrer sinais, como secreção uretral sanguinolenta ou purulenta, urina em locais errados, urina sanguinolenta, dor ao urinar, infecções, dificuldade em defecar, dor ao defecar, alteração do formato das fezes, entre outros. Quando a próstata atinge dimensões mórbidas, pode ocorrer retenção fecal.
A alteração prostática mais comum em animais não castrados é a hiperplasia prostática benigna (HPB), o aumento da próstata sob estímulo androgênico (hormônio sexual masculino), seguida da prostatite bacteriana (inflamação e/ou infecção da próstata).
A reflexão e a orientação sobre essas patologias são de suma importância, pois podem acarretar dor e sofrimento ao animal e à sua família, inclusive reduzindo o tempo de vida do animal. Portanto, a castração preventiva, diante de doenças tão graves, proporciona qualidade de vida com um tempo de vida mais prolongado e se enquadra no tema da posse responsável.
Fonte: Amor com 4 Patas
Data: 01/04/2023 - 08:40