Com esses cuidados, é possível garantir a saúde e o bem-estar dos seus animais
Os pets adoram correr livres pelo gramado e fazer novos amigos nos sítios, mas é importante tomar cuidados essenciais com eles para evitar problemas, especialmente com os carrapatos. Esses parasitas que se alimentam de sangue podem transmitir doenças perigosas, como a Babesiose, Erlichiose e Hemobartonelose, que podem causar sintomas como fraqueza, febre, anemia e até mesmo a morte.
Para evitar o problema, é fundamental fazer uma dedetização do ambiente onde os pets vão circular, principalmente em épocas mais quentes do ano, que são propícias para a proliferação dos carrapatos. Também existem medicamentos que afastam esses parasitas, como os orais, de aplicação pour-on (no dorso dos animais) ou as coleiras antiparasitárias, que garantem um efeito prolongado.
Se mesmo com todos os cuidados seu pet acabar sendo hospedeiro dessas criaturas indesejadas, não tente arrancar o carrapato. Procure imediatamente o veterinário para seguir as indicações deste profissional.
Por fim, quando as férias acabarem, não deixe de levar seu pet a uma consulta com o veterinário para que sejam feitos exames que revelem se há algum tipo de problema ou contaminação. É importante também observar se o animal não apresenta sintomas ou comportamentos diferentes para repassar as informações corretas para o médico veterinário.
Com esses cuidados, é possível garantir a saúde e o bem-estar dos seus animais.
Fonte: Amor com 4 Patas
Data: 11/04/2023 - 08:48