Em apoio à causa animal, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, fortalece a campanha "Proibido Sol Tarde de Fogos Barulhentos". A iniciativa, liderada pela Associação Voz Animal e ONGs de proteção animal, busca sensibilizar a comunidade sobre o impacto do ruído dos fogos de artifício nos animais. Além disso, alerta os tutores de animais de estimação sobre a importância de redobrar os cuidados durante o período festivo de fim de ano.
O secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, destaca a existência da Lei 6.644/2021, sancionada pelo Prefeito Emanuel Pinheiro, que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido em locais públicos e privados.
"Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre os perigos dos fogos barulhentos e incentivá-las a optar por alternativas que ofereçam apenas efeitos visuais. Desejamos a todos um Feliz Natal e Ano Novo com celebrações marcadas por respeito, consciência e empatia", recomenda Sales.
Ele destaca que o descumprimento da normativa pode resultar em multa de cerca de dois mil reais, valor dobrado em caso de reincidência, considerada quando a mesma infração é cometida em menos de 30 dias.
Além dos danos causados aos animais, como fugas, atropelamentos e problemas de saúde a longo prazo, a orientação é que as pessoas busquem alternativas criativas, como fogos indoor, chuva de papel, luzes de LED, drones e os chamados "fogos de vista", que não emitem estampidos, evitando assim acidentes.
Para denúncias relacionadas à poluição sonora, a Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil disponibiliza o Disque-Silêncio, que opera nos telefones (65) 3616 9614 e 99341-3000, de quinta-feira a domingo, das 22 horas às 3 horas. A DBEA atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp: (65) 99207-4318.
*Com informações da AVA