Notícias do Mundo Pet

Veterinária alerta: onda de calor pode ser fatal para os animais


Veterinária alerta: onda de calor pode ser fatal para os animais

A intensa seca que afeta diversas cidades brasileiras, incluindo Mato Grosso, trouxe uma nova preocupação: o impacto das altas temperaturas na saúde dos animais de estimação.

Especialistas alertam que o calor extremo pode ser fatal para os pets, e casos como o ocorrido na família dos influenciadores Cocielo e Tata Estaniecki, cuja cadela morreu devido ao calor, podem se repetir.

Veja a seguir as principais recomendações para proteger seus animais.

Em entrevista, a veterinária Karol Anne Mendes explicou que é necessário redobrar a atenção, especialmente para animais que já possuem comorbidades. "O calor intenso sobrecarrega a capacidade do pet de regular a temperatura corporal, impedindo que eles liberem o excesso de calor, o que pode resultar em insolação, que é potencialmente letal", disse a especialista.

Ela destacou que cães braquicefálicos, aqueles com problemas cardíacos, obesidade ou em idade avançada estão mais vulneráveis.

Ao contrário dos humanos, os animais suam de maneira diferente, utilizando apenas as patas e o focinho para regular a temperatura.

Por isso, é essencial que os tutores fiquem atentos aos sinais de que o pet está sofrendo com o calor. "Letargia, respiração ofegante, tremores, salivação excessiva e falta de apetite são sinais de alerta.

Nos casos mais graves, pode haver vômitos, diarreia, gengivas arroxeadas e dificuldades para se manter em pé. Ao notar esses sintomas, busque imediatamente um veterinário", enfatizou Karol.

Para evitar que o animal sofra insolação, a veterinária sugere cuidados simples, mas eficazes. "Não tose o pet muito curto, pois o pelo atua como isolante térmico contra os raios solares.

Evite mantê-los em locais abafados. Durante ondas de calor, mantenha-os em áreas frescas, sem exposição ao sol, forneça água fresca com gelo e prefira passeios antes das 8h ou após as 18h", finalizou a especialista.



Fonte: Da Redação
Data: 13/10/2024 - 17:20

Compartilhar esse Conteúdo


Amor Com 4 Patas 2023 - Todos os direitos reservados.
QUEM SOMOS | ANUNCIAR | CONTATO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE


criação e hospedagem de site é na
Invent Web - Agência Digital